Páginas

Processo Criativo



O processo criativo é uma grande questão entre os artistas. Muitos que não fazem da sua arte o seu trabalho muitas vezes apenas esperam uma luz divida e aproveitam essa criatividade para produzir a sua arte. Quando escrevo isso não quero menosprezar os artistas que não são profissionais, quero trazer que o processo criativo não precisa ser essa luz que parece ser aleatória e divina. O processo criativo pode ser provocado e construído. Na live realizada no instagram @tuifotografia em parceria com @messin.arts chegamos a algumas conclusões sobre o processo criativo.

O processo criativo pode ser provocado. Manter um hábito de produção artística é igual trabalhar com horário determinado. É preciso todo dia produzir um pouco. Se for música é preciso tocar todo dia. Se for desenho, é preciso desenhar todo dia. Se for pintura, é preciso pintar todo dia. Entender o que te impede de praticar ou produzir todo dia é importante e a ferramenta mais importante para isso é o caderno de rascunho.

O caderno de rascunho é um caderno que te acompanha para todas as partes e nele você vai descontar toda a sua criatividade momentânea. É literalmente um conjunto de rascunhos que você leva consigo para onde for. É importante toda vez que você pensar em alguma coisa para desenhar ou qual for a sua arte, colocar nele. Mais tarde ele pode servir como referência para uma obra mais elaborada. É no caderno de rascunho também que pode ser aproveitado os momentos de inspiração em momentos e espaços inoportunos. Quando você está fora de casa e sente aquela necessidade de produzir, mas não tem as suas ferramentas para isso, use o caderno de rascunhos.

Outra ferramenta que pode ser utilizada é ter referências. Siga artistas que você admira. Tenha vários como referência e passar um tempo consumindo a arte deles é sim uma forma de trabalho. Mantendo hábitos de trabalho e o caderno de rascunhos, o processo criativo pode ser provocado. Porque trabalhar com arte é um trabalho como qualquer outro e ele deveria ter um horário exclusivo de dedicação.

Nenhum comentário: