Quando começa a Homofobia?


Gostaria de aproveitar essa data para discutir sobre a palavras como; bixa, viado, sapatão, caminhoneira, gay e etc.
Em Abril de 2014 eu participei de um evento baseado em uma competição entre equipes de jovens e supervisionado por educadores. No final dele os educadores, que fazem um ótimo papel na propagação do ódio em nome de Deus, listaram alguns erros cometidos pelos jovens que levou a descontar pontos da equipe. Um deles foi de chamar o coleguinha de *o educador engoliu em seco* homossexual.
Será que é errado chamar o colega de homossexual (lembrando que foi um eufemismo para uma outra palavra)? Será que o educador estava certo em descontar pontos? Será que a pausa pra engolir em seco dele significou alguma coisa? 
Onde começa a Homofobia?





Meus queridos, o ser humano é um animal comunicativo. Tudo depende do ambiente e dos indivíduos nele presentes. Chamar o colega dos exemplos citados (gay, sapatona e sinônimos) pode ser homofobia ou não.
Imaginem comigo; dois amigos estão se encontrando no bar e para se cumprimentarem um deles fala "Fala viado!"(sendo que esse segundo não se sentiu ofendido). Isso foi ofensivo? Eles são héteros ou homossexuais? E se quem disse era hétero e o outro era homossexual?
Outra situação; Dois homens estão brigando e um deles na intensão de provocar diz "Vem me bater ou você é viado?" e o outro se sentiu ofendido e começou a troca de socos e pontapés. Sim, isso foi homofobia. Porque ele usou como um xingamento, algo depreciativo.

Agora será que essas palavras são apenas influências das pessoas ou elas por si só carregam uma carga depreciativa para um grupo social?
Você, como homossexual, pode se sentir ofendido por usarem esses termos. Por causa do histórico dessas palavras, ou qualquer outro motivo.
Você, como heterossexual, pode se impedir de usar esses termos pelos mesmos motivos. Por isso eu incentivo que criem diálogos sobre qual termos é ofensivo ou não.
Você, como humano, nunca, em hipótese alguma, pode usar esses termos ou deixar de usá-los porque questiona a sexualidade. Você não pode se sentir ofendido por ser chamado de "viado" porque isso coloca em jogo a sua sexualidade. Que tipo de pessoa fraca você é a ponto de uma palavra mudar o rumo da sua vida?
Você, educador, pode descontar pontos porque um colega chamou o outro de homossexual. Se for pelo ponto de vista de que ser homossexual não é uma coisa errada. Usar esses termos como xingamento é errado, porque você coloca um grupo da sociedade atrás da linha do correto.
Você, educador, não pode descontar pontos porque um colega chamou o outro de homossexual. Se for pelo ponto de vista que chamar o outro de homossexual vai por a sexualidade dele em questão e que ser homossexual é errado. Você está errado.
Você, educador, é um formador de opinião e deve rever os seus dogmas. O seu engolir em seco não passou despercebido. Ficou claro por qual ponto de vista você foi. Se fosse pelo primeiro citado você não teria engolido em seco. A mudança tem que partir de você, antes que as crianças que você educou cresçam e propaguem a ideia de que ser homossexual é errado.

Não me relaciono com esse grupo depois desse acontecimento.
Ser um LGBT não é errado.
Os LGBT são tão ligados ao mundo sexual quanto os Heterossexuais.
Reflita sobre esse dia, querido educador.

Nenhum comentário: