Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1

Título original: The Hunger Games - Mockingjay : Part 1

Lançamento: 19 de novembro de 2014 

Duração: 2h 3min 
Dirigido por: Francis Lawrence
Com : Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth 
Gênero: Ação , Drama , Ficção científica
Nacionalidade : EUA
Censura: 14 anos 
Nota: 

Sinopse:
Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow, Katniss Everdeen está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe e da irmã, Prim . A presidente Alma Coin e Plutarch Heavensbee querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital.
Informações de Adoro Cinema



Jannifer Lawrence novamente nos impressionou com sua atuação brilhante, realmente fiel a personagem do livro (mais agora do que nunca, na minha opnião), e agora também cantando!

Quem leu o livro sabe que ele é escrito na visão da personagem Katniss, isso torna muito mais difícil sua adaptação para o cinema. Mas esses filmes são exemplos da adaptação. Claro que é impossível mostrar cada detalhe, até porque ninguém aguentaria um filme muito longo. Algumas partes muito importantes da trama acontecem longe da Katniss, o livro não deixa de contar isso, obviamente. Mas o filme passa isso muito melhor em algumas cenas, na minha opnião.

A única coisa que fez esse filme perder a quinta estrela foi nas cenas finais. Quando Finnick Odair vai para frente das câmeras fazer seu discurso sobre o presidente Snow. No livro é uma das partes mais importantes, porque descobrimos muito sobre os dois personagens (Finnick e Presidente Snow). Descobrimos como são tratados os vitoriosos e como o Presidente Snow se tornou o homem mais poderoso de Panem.

Vou comentar essa parte porque é realmente importante. Ele conta suas experiências como "garoto de programa". Para quem não leu e não entendeu no filme; Os vitoriosos se tornam ícones desejáveis (não somente no sentido sexual) como companhia. Vimos no filme que os vitoriosos não estão, de nenhuma forma, livres da do domínio da Capital. Os telefones das casas da Vila dos Vitoriosos (que no distrito 12 deviam ser umas das poucas casas com telefone) são grampeados, tem câmeras escondidas e a qualquer momento o Presidente Snow pode aparecer na sua casa. Além da falta de privacidade, os vitoriosos são constantemente ameaçados. Não por questões financeiras, porque todos ou tinham dinheiro antes dos jogos ou era pobre e não se chocaria se voltasse a esse estado. Eles ameaçam visando os familiares e amigos Então Finnick não teve escolha, ou trabalhava para a Capital ou todos a volta dele iriam sofrer. Claro que o pagamento ia direto pra ele. Finnick não precisava de dinheiro, então ele pedia segredos em troca de seus serviços. Ele descobriu que o Presidente Snow só conseguiu subir ao poder porque envenenava quem ficava em seu caminho. Por isso que ele usa rosas o tempo todo, para disfarçar o cheiro de podridão das feridas da sua boca. Ele também comia ou bebia o alimento envenenado para evitar suspeitas, mas o antidoto não funcionava com toda amplitude.

No filme, o discurso é constantemente interrompido com cenas dos soldados invadindo a Capital para resgatar os vitoriosos. Então você só vê flashes do discurso mais épico da trilogia. Isso realmente me decepcionou.

Não vou dizer que isso é "apenas uma vírgula". Mas isso não tira a qualidade toda do filme. Os efeitos especiais são ótimos, o roteiro é completo, os atores trabalharam muito bem e a adaptação é exemplar.

Nenhum comentário: