Resenha do livro: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Autor: Douglas Adams
Tradutor: Paulo Henriques Britto e Carlos Irineu Da Costa
Coleção: O MOCHILEIRO DAS GALAXIAS, V.5
Subtítulo: Praticamente Inofensiva
Editora: Arqueiro
Assunto: Literatura Estrangeira - Ficção Científica
Nota: 

Esse é o último volume oficial da série, foi lançado com uma diferença de 13 anos do primeiro. Entre o final dos anos 70 e o começo dos anos 90 tiveram muitas repercussões políticas e sociais. Isso influenciou Adams, agora as piadas parecem ser mais atuais e a leitura mais fácil de ler. O que eu mais percebi foi que o desenvolvimento tecnológico do mundo real fez com que a ficção científica não fosse mais apenas uma ficção, talvez uma previsão ou um palpite do que a tecnologia virá a ser no futuro.

Como assim? Bem, vou contar um pouco da história para vocês entenderem.
Arthur Dent resolve se instalar em um planeta com habitantes simples, ainda sem muita tecnologia. Eles ainda não tem aparelhos como naves espaciais, quando aparece uma eles ficam muito assustados, e o sábio do vilarejo aconselha a não saírem para além das montanhas, esse tipo de coisa de cidade velha. Nesse cenário entra uma personagem jovem com tecnologia avançada; um tipo de computador no pulso (sim, implantado cirurgicamente dentro do pulso). O que deixa os moradores desse local simples exaltados. Isso parece bem real, não é mesmo? Imagine para a antiga geração que agora vê os computadores cada dia mais modernos. Antes ter um computador era coisa para durar a vida toda, hoje compramos computadores e já seis meses depois precisamos de um novo.
Enquanto isso Ford Prefect volta para a corporação que controla O Guia do Mochileiro das Galáxias e descobre que ela foi vendida para outra empresa. Eles resolvem que O Guia não será mais para pobretões que viajam e sim para os ricos que viajam o tempo todo porque não precisam trabalhar.

Novamente Douglas Adams escreveu um livro que mesmo sendo do século passado continua sendo muito atual.
Aguardem por novas postagens sobre O Guia do Mochileiro das Galáxias!

Nenhum comentário: