Análise: ArcheAge



Desenvolvedora: XL Games
Publicadora: Trion Games / Glyph
Ano de lançamento: 2014
Tipo de jogo: MMORPG Sandbox

Jogabilidade: 
Comunidade: 
Diversão:
Nota: 

Archeage vem ao mercado com uma proposta bem diferente dos MMORPGS atuais: Você tem que criar para se virar num imenso lugar!

O jogo se baseia em um sistema de "Sandbox" (colete, crie e desenvolva) imenso, com 21 profissões de criação, que vão de minerador a madeireiro, construtor a carpinteiro, até compositor a ladrão. Além disso, por suas criações o mercado do jogo é imenso e voltado para sistema de leilão, modulando uma economia viva.

Porém suas ideias não param por aí, o mapa do jogo é imenso, voltado para o PVP, podendo haver assassinatos e duelos. Porém, a ideia do jogo é haver campos de batalhas entre facções. E como as batalhas são bonitas... Elas podem ocorrer tanto em terra, como no mar (preparem-se marujos!) e são centenas de jogadores se matando por seu objetivo (preparem-se processadores!).

O jogo disponibiliza 4 raças jogáveis atuais, que são Nula e Elfos para uma facção e para a outra facção os Firrans e os Hanaris, tendo cada uma passiva. O jogo também disponibiliza para escolher como classes principais jogáveis 6 tipos de personagem, que são Battlerage, Sorcery, Archery, Vitalism, Occultism e Shadowplay e ainda outras 4 classes secundárias, que são Defense, Auromancy, Witchcraft e Songcraft. Além disso, no seu desenvolvimento de personagem você pode combinar até 3 tipos de classes, como por exemplo a mistura de Battlerage, Vitalism e Defense, que dá a ideia de um guerreiro, tanque e que se cura, chamado de paladino. Seu sistema de batalha dentro da sua criação de classe é de combos, ou seja, uma habilidade emenda na outra, que emenda na outra e na outra, dando fluidez ao gameplay.

Mas como posso me transportar num mapa grande desse? Simples! Crie sua montaria, que pode ser teletransporte, navios, cavalos, carruagens, "gliders" — vide foto —, monotrilhos ou até mesmo dirigíveis.

Preciso descansar de tanta aventura e batalha, porém como faço isso? Moleza! Crie sua fazenda, plante recursos e viva! Ou construa seu castelo para mostrar o seu poder aos seus inimigos. Como dito antes, crie e se vire!

Archeage é um ótimo jogo, com uma mecânica emergente no mercado atual que não inventa nada novo, só o re-inventa, organizando-o de maneira sútil. Sua pretensão de ficar no mercado e brigar com os grandes não é uma ilusão, uma vez que todos os "Servers" do jogo tem filas quilométricas de pessoas tentando entrar para sentir esse gostinho delicioso.


Nenhum comentário: