O que odiar em Londres

Ir para Londres é o sonho de muita gente. Recentemente uma conhecida minha acabou de voltar de lá e ela não trouxe tantas histórias boas. Quem já foi pra Europa deve ter ouvido coisas do tipo "Se quiser conhecer a França não vá a Paris.". Porque isso? Aqui no Brasil as capitais são bons exemplos da nossa cultura. Mas em alguns países são simplesmente ao contrário. Essa minha amiga gostou muito mais de outras cidades da Inglaterra do que de Londres em si. Vejamos porque;

1 - Londres não respeita muito os seus pontos históricos.
 É uma cidade que quase sempre esta se inovando. Tem campos de obras em muitos pontos da cidade e eles não deixam de construir algo novo por causa de um prédio antigo. A menos que seja um ponto turístico. Como é o caso do prédio de apartamentos onde residiu Freud, atualmente o apartamento do próprio é um museu e pessoas continuam residindo nos outros apartamentos. E outro detalhe, as obras não interferem no transito.

2 - Londres chove por 11 meses do ano
Lá e em quase todo o Reino Unido. Não é um lugar muito aconchegante para se morar, isso se você for um brasileiro que vai a praia quase toda semana

3 - O maior museu de Londres é de coisas roubadas
Não, o museu não tem esse tema em si. Mas a maioria das peças em exibição são de outros países. Foram trazidos para a Inglaterra na época das grandes expedições. Alguns países, como a Grécia, chegaram a reivindicar seus tesouros de volta. Estamos falando do Brooklyn Museum, e vamos concordar que aquelas terras tem muita história para expor no museu. E que outro museu faz isso? O Museu do Louvre. Ou você acha que a Monalisa foi pintada em Paris?

4 - Custo de vida muito elevado
Alguns dizem que é porque a libra está muito valorizada, uma libra fica variando entre R$ 3,50 e R$ 5,00. Mas mesmo partindo do ponto de vista de um britânico, o custo de vida é alto. Claro que você encontra lembrancinhas a um libra, nos principais pontos turísticos. Quanto custa mesmo um chaveirosinho no Cristo Redentor? Um café da manhã razoável chega a valer 7 libras. Um cappuccino, lá as porções são bem generosas, chega a valer 5 libras. Mas para estacionar no centro da cidade são 40 libras. Talvez seja por isso que o transporte público e os táxis sejam tão populares por lá.

5 - O metro é velho, o táxi é caro e o ônibus não tem linhas para toda a cidade
O metro não é reformado desde a segunda guerra mundial, tirando as estações mais novas e os trens. As estações mais antigas costumam ter uma aparência suja e precária. Mas também, com os bombardeios constantes durante a guerra. Não resta dúvidas de que foi o metro mais bem construído na época. O táxi é bem caro, não vamos comparar com os táxis brasileiros. Mas é sempre a melhor opção para se chegar a um lugar mais rápido e muitas vezes mais distantes. As linhas dos ônibus não abrangem a cidade como um todo, mas em que cidade abrange? E mesmo assim é muito barato viajar por metro e ônibus se você usar os cartões de transporte da cidade, podem ser comprados em muitos lugares, até em bancas de jornal.

Esses são as coisas que mais incomodam o turista e o morador de Londres. Nenhuma cidade é perfeita e eu não me incomodaria tanto com esses defeitos. Exceto a parte da chuva, gosto de sol. Mais tarde volto pra falar as vantagens de Londres, que são bem mais.

Nenhum comentário: