James Dean

Hoje resolvi fazer um tributo a um grande ator, James Dean.

James Dean se mudou para Los Angeles com o sonho de ser um grande ator e estudar arte dramática. Porém abandonou a faculdade e se mudou para Nova York para cursar o Actor's Studio, enquanto trabalhava de garçom e trocador de ônibus, ele teve a oportunidade de conhecer sua agente: Jane Deacy.
Começou com pequenos papeis em filmes e seriados até que se destacou na critica da peça "O Imoralista", mesmo com a peça não tendo muito sucesso. Com esse papel ganhou o Tony Award de melhor ator do ano.
Em 1954, para estrelar o filme de Elia Kazan, "East of Eden" (Vidas Amargas, Brasil), baseado na obra de John Steinbeck, em que interpretava um jovem solidário e amargurado.




Foi um ícone sexual de sua época por namorar as mais belas atrizes como Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor. Foi indicado ao Oscar de melhor ator duas vezes, uma por East of Eden e outra por Giant.

Fora dos sets de filmagem, era conhecido por uma agitada vida social, fumava e bebia, e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si - paixão que lhe custou a vida.

Filmografia:
1951 - Sailor Beware
1951 - Fixed Bayonets!
1952 - Has Anybody Seen My Gal?
1953 - Trouble Along the Way
1955 -  East of Eden
1955 -  Rebel Without a Cause (interpretando junto com Sal Mineo, seu melhor amigo)
1956 - Giant

"Quase não deu tempo de Hollywood se aproveitar do carisma e do talento de James Dean para construir um mito. O ator cuja carreira durou apenas três filmes morreu em um acidente de carro em 30 de setembro de 1955, com apenas 24 anos."



Nenhum comentário: